Pular para o conteúdo

SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO RS

Unidos pela valorização e defesa dos direitos
dos profissionais de Serviço Social.

Venha fazer parte dessa transformação!

NOSSA HISTÓRIA

| Temos a honra e o orgulho de ser o primeiro sindicato de Assistentes Sociais do Brasil.

1949: Os formandos da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, preocupados com a representatividade da profissão, reuniram-se nas dependências da instituição, na Praça São Sebastião, para fundar a ASPA (Associação Profissional dos Assistentes Sociais).

1955: O movimento já reunia 57 associadas, sob a presidência de Ignez Clara Fonseca.

1958: Em 23 de setembro, recebe sua Carta Sindical, tendo como presidente o Assistente Social Seno Antônio Cornelly. Nesse mesmo período, o Estatuto da instituição é efetivado por meio da Portaria nº 126/58, quando a ASPA passa a denominar-se SASPA – Sindicato dos Assistentes Sociais de Porto Alegre.

1962: Em 17 de dezembro, nas dependências da PUCRS, a diretoria aprova a aquisição de uma sala para sede do Sindicato, durante a presidência de Dídimo Valença. O fato se concretiza em 3 de janeiro do ano seguinte.

1963: Em 26 de novembro, na sede do Sindicato é fundado o CRAS/RS (Conselho Regional de Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul), atual CRESS/RS.

1982 – 1984: SASPA inicia processo de ampliação territorial. Surge o Conselho Pró-SASERS, com núcleos em Santa Maria, Passo Fundo, Estrela e Pelotas.

1986: O Sindicato amplia oficialmente sua base e passa a se chamar SASERS – Sindicato dos Assistentes Sociais no Estado do Rio Grande do Sul (exceto região de Caxias do Sul).

1987: Posse da 1ª Diretoria Estadual do SASERS, presidida pela Assistente Social Maria Luiza Falcetta Bitencourt, com representantes de diversos núcleos regionais.

Atualmente, o SASERS segue ampliando sua trajetória de lutas e conquistas em favor dos Assistentes Sociais. 

O QUE É O
SASERS HOJE

O SASERS é o espaço de representação, luta e valorização dos profissionais de Serviço Social em nosso estado.

Fundado a partir da mobilização da categoria e reconhecido como o primeiro sindicato de Assistentes Sociais do Brasil,  temos como missão defender direitos, fortalecer conquistas e promover condições dignas de trabalho para todos os colegas.

Nossa Diretoria é composta por profissionais voluntários, que dedicam tempo e esforço à luta coletiva, movidos pelo compromisso com a profissão e com cada trabalhador e trabalhadora do Serviço Social.

Hoje, seguimos com a mesma força de nossa fundação: representar, unir e fortalecer a categoria, mantendo viva a história de organização e pioneirismo que marca o Serviço Social no Rio Grande do Sul e no Brasil.