Filie-se

Preencha o formulário de filiação!

A IMPORTÂNCIA DA FILIAÇÃO SINDICAL

"Um Sindicato forte começa por sua filiação sindical"

O que eu ganho me sindicalizando ao SASERS?

O Sindicato existe para assegurar a defesa e a representação dos profissionais de Serviço Social, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho. O sindicato possui um fim permanente, buscando a defesa dos interesses dos próprios associados e os da própria profissão. Constitui uma representação legal pautada no artigo 8°, inciso III, da CF (Constituição Federal).

O sindicato celebra convenções coletivas ou acordos coletivos com empregadores, assegurando a defesa e representação de seus filiados para melhorar as suas condições de trabalho. A intervenção do sindicato potencializa sua possibilidade de êxito nas reivindicações de melhores condições de trabalho, buscando fazer valer os direitos e reivindica os anseios da categoria de forma justa e LEGAL.

Portanto, o sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, uma forma de fortalecimento perante o poder dominante do empregador.

O Sindicato atenua a inferioridade da condição econômica e coloca o empregado em plano de igualdade com o empregador para a ação e negociação coletivas.

Outro motivo que justifica a filiação sindical é a participação do profissional na medida em que, através das assembleias, conseguem influir nas decisões, consagrando uma ideia de democracia e eliminando as barreiras hierárquicas encontradas nas empresas.

Também, os profissionais que são filiados e tornam-se representantes dos trabalhadores, encontram no sindicato uma tribuna de expressão pessoal que não teriam de outro modo.

A sobrevivência do sindicato não depende só da receptividade que ele inspira na sociedade. O sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, ou seus representados.

A sua sobrevivência, então, depende em boa parte de essa função ser percebida como necessária pelos trabalhadores, assim como de ser bem executada pelo sindicato.

Isso significa dizer que os trabalhadores vêem na figura do sindicato uma forma de fortalecimento perante o poder dominante das empresas, de forma que pretendem fazer valer seus direitos por intermédio desses líderes sindicais, que irão prontamente reivindicar os anseios da categoria.

Outro ponto que deve ser observado é a importância do sindicato quando das celebrações de convenções coletivas, nas quais tenta principalmente adequar as dificuldades de categoria junto aos demais sindicatos. O Sindicato, assim, cumpre um importante papel social. Além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios (econômicos: salariais; sociais: ticket alimentação, vale-transporte) para os profissionais que representa.

FILIE-SE AO SASERS:

  • Somos o legítimo Sindicato dos Assistentes Sociais no Estado do Rio Grande do Sul;
  • Lutamos com determinação e afinco pelos interesses da profissão;
  • Oferecemos amparo e orientação jurídica, fiscal e contábil aos nossos filiados sindicalizados;
  • Dispomos de excelentes e exclusivos benefícios agregados para nossos filiados sindicalizados;
  • Trabalhamos com absoluta transparência;
  • Juntos, somos fortes!
Preencha o formulário de filiação!